Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Abrasivo

blogs sobre novidades tecnológicas

Abrasivo

blogs sobre novidades tecnológicas

Revolução francesa - causas e consequências

Janeiro 01, 2018

ssebastiao

A Revolução Francesa foi um evento tão importante na História da França e na Europa que motivou uma mudança de regime no país, terminando o absolutismo, criando um novo sistema político e social e, o que é mais importante, mudando o caminho pensar nas pessoas que deixaram de ser sujeitos de um rei que pudessem fazer tudo para serem cidadãos com a capacidade de escolher livremente aqueles que os representavam.

Como a grande maioria das revoluções, foi precedido por um grande descontentamento geral das classes mais pobres, o campesinato, mas desta vez também impulsionado pela crescente influência das idéias do Iluminismo que defendiam a liberdade ea igualdade de todos as pessoas.

Estas foram as causas básicas que levaram ao início da Revolução Francesa a partir do ano de 1789:

CAUSAS ECONÓMICAS:

 O empobrecimento dos camponeses aumentou após as colheitas agrícolas ruins que ocorreram naqueles anos. Isso causou falta de alimentos e também o preço dos produtos obtidos no campo caiu devido ao aumento da produção. Apesar da maior pobreza, no entanto, eles tiveram que continuar pagando impostos feudais aos seus senhores.

Crise do Estado: a França estava em falência. A crise econômica foi acompanhada pelas despesas derivadas da participação a favor da Guerra da Independência Americana mais as despesas da Guerra dos Sete Anos. Além disso, o Royal Court continuou com suas luxuosas despesas. O Estado foi forçado a aumentar os impostos. Para buscar novos rendimentos, também foi proposto que as classes privilegiadas também homenageiam o que recusaram.

CAUSAS IDEOLÓGICAS:
- A divulgação de idéias liberais cuja principal proposta era que não concentrar de forma única todo poder (e não o absolutismo) e que o sistema político deveria reconhecer a soberania das pessoas e sua capacidade de intervir no desenvolvimento de leis ( sufrágio universal).

CAUSAS SOCIAIS:
Crise política: apesar do descontentamento geral, a participação do campesinato e da burguesia na vida política do país foi nula.

Oposição da nobreza: também os nobres se opõem a colaborar na economia do país e a pagar os novos impostos que agora eles queriam impor.

Finalmente, esta imposição de tributos às classes privilegiadas foi o desencadeante da convocação dos Estados Gerais, onde a idéia foi propagada que o terceiro Estado formado pelas classes mais baixas que representavam 95% da nação, era o único representante de o francês A união de sua força foi o que os levou a se tornar uma Assembléia Nacional.

O primeiro passo foi tomado para a Revolução Francesa e para uma nova maneira de entender o governo em toda a Europa.

 

As consequências da Revolução Francesa


Encontraremos uma grande variedade de consequências após o fim da Revolução Francesa e que também tiveram transcendência até bem depois de uma vez como veremos agora.

Em seguida, descreveremos as conseqüências mais relevantes da Revolução:

Após o início da Revolução Francesa, é claro que o fim do Antigo Regime e com ele o fim do feudalismo e os privilégios da Igreja.
Encontraremos, por outro lado, a aparência da Declaração dos Direitos do Homem.
Foi o momento pelo qual encontraremos as primeiras ideias sobre o nacionalismo e a democracia na Europa.
O nascimento do sistema métrico.
A grande violência desencadeada durante o governo do terror, inspiraria outros momentos da história européia, como foi o caso da Revolução Russa de 1917.

Embora estes sejam os elementos mais destacados após o fim da Revolução Francesa, temos que dizer que a sociedade mal mudou na França pós-revolucionária. se você quiser saber mais sobre la revolucion francesa consulte aqui é um ótimo resumo sobre este tópico e na wikipedia.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D